Tecnologia do Blogger.

Estratégias de apropriação do espaço.

PARKOUR:

O Parkour é uma disciplina física de origem francesa, em que o participante, chamado de "traceur" no masculino, ou "traceuse" no feminino, sobrepõe obstáculos de modo mais rápido e direto possível, utilizando-se de diversas técnicas como saltos, rolamentos e escaladas.Tudo começou quando David Belle e os irmãos Yahn, Frederic Hnautra e David Malgogne e um grupo de amigos resolveram adaptar para a cidade e o Urbanismo a disciplina militar conhecida como "parcours du combattent" (o percurso do combatente), disciplina militar derivada do método natural, a qual Reymond Belle (pai de David Belle) praticou e repassou os conceitos para o seu filho (David Belle), O nome Le Parkour surgiu desta expressão "parcours du combattent".
Perceberam que tinham muito em comum, tanto no prazer pela busca da forma física plena como no desejo de vencer desafios e superar obstaculos. Basicamente, o Parkour é a arte do deslocamento ou a arte de ser útil superando obstaculos. Por meio de movimentos eficientes os praticantes de Parkour podem ir de um lugar a outro utilizando somente os recursos que seu corpo pode oferecer.


DERIVA:

   Uma das práticas base dos situacionistas é a ‘dérive’ (deriva), uma técnica de passagem rápida por ambientes variados. A ‘deriva’ implica um comportamento lúdico-construtivo e uma consciência dos efeitos psicogeográficos, sendo portanto bastante diferente das noções clássicas de viagem ou de passeio.  

A teoria da deriva é um estudo psicogeografico realizado pelo situacionista Guy Debord com a finalidade de discursar a respeito das condições psiquicas e emocionais das pessoas ao andar pelas ruas da cidade. É pensar por que motivo dobramos à direita e não seguimos retos, por que paramos em tal praça e não em outra, quais as condições que nos levaram a descansar na margem esquerda e não na direita... Em fim, pensar que determinadas zonas psíquicas nos conduzem e nos trazem sentimentos agradáveis ou não.

FLANEUR:

 A palavra flâner em francês significa "para passear". Porém, Charles Baudelaire desenvolveu um significado derivado do flâneur-a de "uma pessoa que caminha pela cidade, a fim de experimentá-la". Por causa do uso do termo e teorização por Baudelaire e muitos pensadores em domínios económico, cultural, literário e histórico, a ideia do flâneur acumulou significado importante como referência para a compreensão de fenômenos urbanos e modernidade. No contexto do planejamento moderno e arquitetura urbana, projetando para flâneurs é uma maneira de abordar as questões dos aspectos psicológicos do ambiente construído. Flaneur é passear pela rua vagando, sem preocupações e sem rumo, apenas admirando e curtindo a cidade, observando as pessoas que passam pela rua.

FLASH MOB:

Flash Mob é a abreviação de “flash mobilization”, que significa mobilização rápida, relâmpago. Trata-se de uma aglomeração instantânea de pessoas em um local público para realizar uma ação previamente organizada.  Então se dispersa, muitas vezes para fins de entretenimento, sátira, expressão artística ou protestos . A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.Como são cada vez mais aceitos por serem facilmente organizados e atraírem muitas pessoas, que depois se dispersam rapidamente - fato que , por muitas vezes, dificulta a ação da polícia.
O primeiro flash mob foi organizado via e-mail pelo jornalista Bill Wasik, em Manhattan . Mandando o e-mail para 40 ou 50 amigos (de maneira que eles não soubessem que o evento fora planejado pelo próprio jornalista), Bill convidou as pessoas a aparecerem em frente à loja de acessórios femininos Claire’s Acessories. Segundo ele, "A ideia era de que as próprias pessoas se tornassem o show e que, apenas respondendo a este e-mail aleatório, essas pessoas criassem algo" em um mob anônimo e sem liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário